Somos a PWTech, uma start-up focada em soluções inovadoras para garantir o acesso à água tratada em áreas remotas e vulneráveis. Desenvolvemos uma miniestação de tratamento de água com sistema robusto, portátil e eficiente, capaz de gerar água de qualidade com 100% de garantia contra vírus e bactérias. Com mais de 2 mil unidades em operação no Brasil e ao redor do mundo, já impactamos positivamente a vida de mais de 2 milhões de pessoas.
Nossos projetos de impacto social, realizados em parceria com ONGs, órgãos públicos e empresas privadas, impulsionam o progresso social, ambiental e econômico das comunidades, contribuindo diretamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Além disso, nossa tecnologia representa uma solução ideal para aumentar a resiliência das localidades diante dos desafios atuais da emergência climática.
O projeto Água Boa nas Escolas tem como objetivo levar água potável para instituições de ensino que enfrentam a falta de abastecimento adequado, um problema que afeta mais de 1,2 milhão de alunos no Brasil. Alinhado ao ODS 4 da ONU, que promove educação inclusiva e de qualidade, a iniciativa busca melhorar a saúde, segurança e as condições de aprendizado nas escolas.
Além disso, o projeto adota o conceito de “escolas-chafariz”, transformando algumas instituições em centros de distribuição de água tratada. Assim, alunos e membros da comunidade local podem levar água potável para suas casas, ampliando o impacto positivo da iniciativa para além do ambiente escolar.
A primeira parceria do projeto aconteceu em março de 2024 com o Instituto Iguá, beneficiando seis escolas em Araçuari, no Vale do Jequitinhonha (MG), impactando mais de 1.200 pessoas.
Escolas municipais Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, e Machado de Assis, em Rolante. O projeto alcançou o Rio Grande do Sul em parceria com a Softswiss e o Instituto Rubinho Barrichello. Impacto de mais de 300 pessoas.
Colaboração com a BRK e Zurich Seguros no Tocantins, levando o purificador à Escola Tainá, na Aldeia Canoanã.
A falta de saneamento básico leva os moradores da Ilha do Bororé, situada às margens da represa Billings, a consumir água com elevados níveis de contaminação. Sem abastecimento de água tratada, a comunidade pesqueira que vive na região utiliza a água proveniente de poços instalados nas residências, sem que haja qualquer tipo de tratamento prévio ao consumo.
O que esses locais têm em comum?
A dificuldade de acesso à água potável, acarretando uma série de problemas para a saúde das crianças, e da população local.
A instalação de equipamentos PW5660 na Escola da Ilha do Montão do Trigo, e do Parque de Varginha impactou positivamente mais de 20 famílias.
O acesso à água potável, fornecida pela tecnologia da PWTech, melhora diretamente a saúde e o bem-estar da população, promovendo um ambiente mais higiênico e seguro. Para as crianças, a água limpa é fundamental para o seu desenvolvimento físico e cognitivo, pois a água contaminada pode afetar a capacidade de aprendizado. Assim, nosso projeto não só reduz os riscos de doenças, mas também melhora a qualidade de vida, com impactos positivos na saúde, educação e no bem-estar geral da comunidade.
Instalação no Parque de Varginha de forma a garantir água potável aos funcionários e usuários do parque.
Instalação na Escola Municipal da ilha garantindo água potável às crianças, adolescentes e professores; além das famílias que moram na ilha.
Na ilha do Bororé, desde 2018, dentre algumas ações estão a compra de máscaras produzidas pelas mulheres da ilha; o aproveitamento de mão de obra local, através de treinamento, para instalação dos equipamentos; onde foram instalados inicialmente, 03 sistemas do PW 5660, garantindo água potável para aproximadamente 50 moradores.
Instalamos 6 sistemas PW5660 de purificação de água na Ilha do Bororé, onde não há saneamento básico e a população consome água contaminada ou de caminhão-pipa/galão. A instalação dos sistemas garantiu o abastecimento de água potável para cerca de 100 pessoas do bairro de Santa Tereza e arredores, na Ilha do Bororé. Os equipamentos foram instalados em localidades específicas, com o processo intermediado pela AMIB – Associação de Moradores da Ilha do Bororé e apoiado pelo parceiro de mobilização comunitária e acompanhamento da Sapiência Ambiental.
Com esta ação, melhoramos a qualidade de vida da população em diversos aspectos: doenças de veiculação hídrica, diarreia, hepatite A, leptospirose, verminoses entre outras muitas, aumento do bem-estar, principalmente da saúde e do aprendizado das crianças, já que a água contaminada pode afetar a capacidade cognitiva.
As soluções de tratamento de água da PWTech promovem sustentabilidade e eficiência na gestão hídrica. Elas permitem o aproveitamento da água da chuva, reduzindo o consumo de água potável e os custos, além de transformar água bruta em potável, beneficiando comunidades e empreendimentos.
Essas soluções otimizam tempo e custos, garantindo maior controle e segurança no uso da água, ao mesmo tempo que contribuem para o bom aproveitamento dos recursos naturais. São ideais para empresas que buscam melhorar a gestão hídrica e promover práticas sustentáveis.
Instalação do equipamento na obra da Usina Termelétrica GNA 2, em São João da Barra (RJ), otimizando tempo e custo além de mais segurança e controle da água consumida por todos no canteiro da obra.
Com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e promover o uso sustentável dos recursos naturais, foi instalada a tecnologia PW5660 para a purificação da água da chuva no Projeto Complexo Eólico Lagoa dos Ventos III, em Dom Inocêncio – PI.
Fazendas de confinamento buscam melhoria na cadeia produtiva, passando a prover água potável ao rebanho confinado.
As soluções de tratamento de água da PWTech têm sido um recurso importante em ações de ajuda humanitária, proporcionando acesso a água potável em áreas afetadas por desastres naturais e regiões carentes. Elas são utilizadas em locais com dificuldades de acesso à água limpa, como áreas atingidas por enchentes e secas, garantindo o fornecimento de água segura para as comunidades. Além disso, têm sido aplicadas em regiões sem saneamento básico, melhorando as condições de saúde e prevenindo doenças. As tecnologias da PWTech também são usadas em campos de refugiados, purificando a água disponível e reduzindo os riscos de doenças. Essas iniciativas mostram a eficácia das nossas soluções em situações de emergência, garantindo o acesso a água potável de forma rápida e eficiente.
Nosso equipamento é um EPC (Equipamento de proteção coletiva), produzindo água potável em qualquer local isolado onde os brigadistas estão atuando.
Assentamento Santa Helena em São Carlos, recebeu um equipamento PW5660 em sua sede onde fica disponibilizada água para os demais moradores até que todas as famílias sejam contempladas.
Nossa solução contribui para os ODS ao levar água potável a comunidades rurais, quilombolas, ribeirinhas e indígenas. Ampliamos nossa atuação com instalações em escolas e UBSs, garantindo que mais pessoas tenham acesso a água tratada de forma contínua e segura.
A coordenação do Projeto Calha Norte, em parceria com a PWTech, ajudou na missão do Amapá, para resolver o problema da falta de água potável e de doenças de veiculação hídrica na região.